STE

quinta-feira, 31 de maio de 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA – PROFESSORA LUCIANA ALVES

           No dia 29 de maio, no quarto tempo, os alunos do 9ºano B, todos com autorização dos pais, fizeram uma caminhada de 30minutos na praça que fica em frente à escola Arthur de Vasconcellos Dias, na pista de atletismo. Inicialmente fizeram alongamento e deram inicio a caminhada, pararam, 2 vezes, depois de 15min.caminhando, para medir a freqüência cardíaca, com o objetivo de compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e, assim realizar uma atividade segura e eficiente. Anteriormente fizeram na sala de aula a Freqüência Cardíaca máxima, obtida subtraindo 220 da sua idade e a zona de treinamento ou  zona de freqüência cardíaca 60% a 70% dessa FC máxima, , que seria um valor máximo e a mínimo que deve ficar a freqüência cardíaca, usada para melhorar o condicionamento físico. Respeitar as faixas de freqüência significa respeitar os limites do corpo.
          A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas, mesmo que você caminhe todos os dias, isso não quer dizer que o faça corretamente. Caminhar a passos rápidos ou caminhar com força e ininterruptamente queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal. Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse. Além de poder ser feita em qualquer lugar, você pode alterar a intensidade da sua caminhada, aumentando a velocidade, percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. Mas para caminhar, o uso de técnicas corretas é fundamental:
  • Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos;
  • Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;
  • Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo;
  • Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras;
  • Faça alongamento antes e depois das caminhadas;
  • Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício;













Nenhum comentário:

Postar um comentário