Vivemos dias de Web 2.0 quando as pessoas se tornaram produtoras de conteúdo para ser transmitido através das redes de comunicação. Os teóricos do construtivismo/interacionismo talvez não imaginassem que algum dia houvessem ferramentas de interação tão potentes como as que existem hoje. Por isso, esse Blog destina-se para compartilhar projetos educacionais, dicas e sugestões a todos os profissionais da Educação
quinta-feira, 31 de maio de 2012
PROJETO ÁRVORES REGIONAIS E ÁRVORES BRASILEIRAS
O projeto Árvores Regionais e Árvores Brasileiras vem de encontro com nosso trabalho desenvolvido junto a STE (sala de tecnologia). Este tema nos proporciona o contato direto com as árvores que existem em nossa cidade, estado, região e país. Uma vez que Campo Grande – MS é uma das capitais mais arborizadas do Brasil, e na arborização urbana utilizam-se espécies nativas do cerrado brasileiro. Como também a cultura sul-mato-grossense de se tomar uma bebida gelada de origem guarani o “tereré”, que é feito com as folhas de uma árvore nativa do nosso estado e que se chama erva-mate. A referida bebida é muito saboreada sobre as sombras das árvores nas manhãs e tardes de verão. Considerando que nesta cidade mantém-se ainda a tradição do cultivo nos quintais, de diversas espécies de árvores frutíferas, medicinais e ornamentais.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: HERMINIA CABRAL E ZILDA PEIXOTO (Período Matutino)
EDUCAÇÃO FÍSICA – PROFESSORA LUCIANA ALVES
No dia 29 de maio, no quarto tempo, os alunos do 9ºano B, todos com autorização dos pais, fizeram uma caminhada de 30minutos na praça que fica em frente à escola Arthur de Vasconcellos Dias, na pista de atletismo. Inicialmente fizeram alongamento e deram inicio a caminhada, pararam, 2 vezes, depois de 15min.caminhando, para medir a freqüência cardíaca, com o objetivo de compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e, assim realizar uma atividade segura e eficiente. Anteriormente fizeram na sala de aula a Freqüência Cardíaca máxima, obtida subtraindo 220 da sua idade e a zona de treinamento ou zona de freqüência cardíaca 60% a 70% dessa FC máxima, , que seria um valor máximo e a mínimo que deve ficar a freqüência cardíaca, usada para melhorar o condicionamento físico. Respeitar as faixas de freqüência significa respeitar os limites do corpo.
A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas, mesmo que você caminhe todos os dias, isso não quer dizer que o faça corretamente. Caminhar a passos rápidos ou caminhar com força e ininterruptamente queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal. Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse. Além de poder ser feita em qualquer lugar, você pode alterar a intensidade da sua caminhada, aumentando a velocidade, percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. Mas para caminhar, o uso de técnicas corretas é fundamental:
- Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos;
- Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;
- Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo;
- Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras;
- Faça alongamento antes e depois das caminhadas;
- Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício;
Reunião com os professores do período matutino_ 23/05/2012
Programa Além das Palavras
É um Projeto implantado pelo Governo Estadual de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria Estadual de Educação em parceria com o Governo Federal - MEC/FNDE, para subsidiar a prática docente dos professores em Língua Portuguesa e Matemática, de 1º ao 5º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, com vistas a melhorar o desempenho dos alunos, e na busca de garantia de uma educação de qualidade, apóia-se em alternativas para redimensionar o saber pedagógico dos professores.
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